10 Problemas comuns em Caldeira e Aquecimento Central

Avarias comuns em Caldeiras de Aquecimento Central

Um problema repentino com a sua caldeira nunca é o ideal. Existem poucas coisas mais desagradáveis do que ficar sem o aquecimento e a água quente em casa.

Abaixo, listamos alguns dos problemas mais comuns existentes nas caldeiras e ademais destacamos suas possíveis causas.

Alem disso, destacamos algumas soluções possíveis.

Continue a ler para descobrir como pode colocar a sua caldeira de volta a funcionar.

  1. Fugas de Agua
  2. Baixa pressão da caldeira
  3. Sem aquecimento ou água quente
  4. Tubo de condensado congelado
  5. Falhas do radiador
  6. Caldeira não responde ao termostato
  7. Ruídos de gorgolejos, batidas ou assobios vindos de sua caldeira
  8. A luz piloto continua apagando
  9. A caldeira não liga (sem energia)
  10. Avaria da caldeira

10 Problemas comuns em Caldeira e Aquecimento Central,

1.Fuga de Água na Caldeira

Uma fuga na caldeira é resultado da avaria de um componente interno, como uma válvula de pressão ou vedação da bomba. Se a fuga têm origem na válvula de alívio de pressão, é provável que a pressão do seu sistema esteja muito alta. Se o vazamento for devido a um problema com a vedação da bomba, a vedação pode estar danificada.

Enquanto isso existe o vazamento que se localiza ao redor dos tubos do sistema, esse pode ter origem por corrosão. Entretanto, também e um dos factores de muitas fugas de água, é a instalação do equipamento. A existência de problemas relacionado com a má instalação do equipamento.

Sendo assim, recomendamos que consulte um técnico de Caldeiras Certificado, para ajudar a identificar e corrigir esses problemas.

Todavia, se o vazamento for causa de uma falha particularmente grave, a única resolução é a instalação de um novo equipamento, contudo se o equipamento existente for recente, recorremos à reinstalação do mesmo, assim com novos componentes de instalação.

Previne uma reparação, trabalhe apenas com profissionais competentes.

Solicite um orçamento para uma nova caldeira.

2. Baixa pressão da caldeira

Primeiramente, é verificada a pressão da caldeira, de forma a observar o manômetro embutido na Caldeira. O ideal é que a pressão da caldeira esteja ajustada em 1,5 bar. Contudo se a pressão da caldeira estiver abaixo de 1, inegavelmente a caldeira não funcionará corretamente.

A baixa pressão pode ser originada por vários problemas, em primeiro lugar, vazamento do sistema, e em segundo lugar, radiadores sangrados recentemente ou um componente ou vedação com defeito.

Contudo, para ajudar a identificar o problema, pode inicialmente procurar sinais visíveis de vazamento, mas sem remover nenhum invólucro da caldeira. Entretanto, caso seja detetado um vazamento, recomendamos que entre em contato com um técnico registado na Gas Safe, sendo nós uma empresa que lhe consegue oferecer profissionais e material certificado.

Se não localizar o vazamento, pode tentar repressurizar a caldeira caso se sinta confortável para fazê-lo. Descubra como,  no nosso guia passo a passo .

Previne uma reparação, trabalhe apenas com profissionais competentes.

3. Sem aquecimento ou água quente

Naturalmente, pode ser muito preocupante quando a caldeira deixa de realizar as suas competências – fornecer aquecimento e água quente para sua casa.

Aliás, esse problema pode ser causado por diversas razões, desde válvulas motorizadas com defeito, diafragmas e eclusas de ar do sistema danificados, até mesmo baixa pressão ou um termostato avariado.

Para determinar se o problema é causado por baixa pressão, contudo vasta verificar seu manômetro. No entanto se for esse o problema a caldeira pode ser facilmente repressurizada .

Se a falha do  aquecimento central e  água quente, for causada ​​por um problema com o termostato, posto isto verifique o guia do fabricante, para assim proceder a uma possível solução – se nenhuma for encontrada, recomendamos que entre em contato com o fabricante de forma a obter ajuda.

Caso contrário, recomendamos que entre em contato com connosco, pois problemas complexos exigem sobretudo um profissional qualificado.

Previne uma reparação, trabalhe apenas com profissionais competentes.

Solicite um orçamento para uma nova caldeira.

10 Problemas comuns em Caldeira e Aquecimento Central,

4. Tubo de condensados congelado

Esse é um problema muito comum, principalmente nas estações mais frias.

O tubo de condensados do seu sistema é o responsável por transportar os condensados da caldeira para o exterior. Durante os períodos de clima frio, a condensação pode congelar e causar um bloqueio. Isso é particularmente comum em casas onde o tubo de condensados é instalado externamente ou em um espaço não aquecido, como uma garagem. Esse problema pode fazer com que os condensados voltem para a caldeira e assim levar à falha do sistema.

Todavia, é capaz de resolver esse problema de forma rápida e fácil por conta própria. Verifique o nosso guia sobre como descongelar um tubo de condensados .

** Alerta de ponta – revestir ou isolar o tubo pode muitas vezes ser uma solução de longo prazo para esse problema.

5. Falhas do radiador

Radiadores frios e outros problemas, são geralmente factores ​​de um acumular de ar ou lama dentro da canalização dos mesmos – isso pode fazer com que o calor seja distribuído de maneira desigual. Zonas frias em áreas diferentes pode indicar diferentes tipos de problemas, descubra o que pode estar a causar o problema do seu radiador nosso artigo sobre motivos comuns pelos quais os radiadores não estão a funcionar .

Muitos problemas com o radiador são ser resolvidos através do sangramento  dos radiadores, uma tarefa simples que pode realizar.

Siga nosso guia sobre como sangrar um radiador para assim obter conselhos.

Previne uma reparação, trabalhe apenas com profissionais competentes.

Solicite um orçamento para uma nova caldeira.

6. A caldeira não responde ao termostato

Os relógios atrasaram ou avançaram recentemente? Nesse caso, deve garantir que o dispositivo esteja actualizado com a nova hora. Se caldeira não responde ao termostato, significa que os controles podem estar danificados. No entanto, existem algumas verificações que deve fazer antes de concluir o diagnóstico.

Por exemplo, tente substituir as baterias (óbvio, eu sei, mas um erro muito comum). Posicione o dispositivo mais perto da caldeira e verifique se existe alguma interferência que possa estar a causar o problema.

Se o problema com o termostato persistir, consulte o folheto de instruções para obter novas indicações ou entre em contato com o fabricante de forma a obter ajuda.

10 Problemas comuns em Caldeira e Aquecimento Central,

7. Ruídos gorgolejantes, batidas ou assobios vindos de sua caldeira

É normal que a sua caldeira faça algum ruído durante o funcionamento, especialmente durante a fase de arranque. No entanto, se a caldeira começar a fazer ruídos incomuns, gorgolejantes ou assobios, recomendamos que entre em contacto connosco.

Verifique o nosso artigo sobre caldeiras barulhentas, para saber mais.

Previne uma reparação, trabalhe apenas com profissionais competentes.

Solicite um orçamento para uma nova caldeira.

8. A luz piloto continua apagar

As caldeiras mais antigas podem ter uma luz piloto permanente que precisa de permanecer acesa para assim conseguir acender o maior queimador existente na caldeira. Se esta luz não se mantém ligada, podemos estar diante de um componente danificado que está a cortar o fornecimento de gás. Posteriormente, pode haver um acúmulo de depósito ou uma corrente de ar.

Eventualmente pode tentar reacender a luz piloto, se sentir confortável para fazê-lo.

Siga as instruções do manual da caldeira.  Antes de algum procedimento verifique se a torneira do gás está ligada e se não há problemas com o fornecimento de gás – dessa forma pode verificar outros aparelhos a gás para confirmar. Caso contrário recomendamos que entre em contacto connosco de forma a resolver essa situação.

Esta falha é mais comum com caldeiras mais antigas, pois os sistemas modernos não são construídos com luzes piloto e acendem eletronicamente. Se o problema com sua luz piloto persistir, aconselhamos a substituição do equipamento, sendo está a solução mais viável.

Previne uma reparação, trabalhe apenas com profissionais competentes.

Solicite um orçamento para uma nova caldeira.

 

9. A caldeira não liga (sem energia)

Se a caldeira não liga, a primeira coisa que deve fazer é verificar a existência de corrente eléctrica no equipamento. Se existir, verifique a caixa de fusíveis para ver se alguma chave falhou ou desarmou. Desta forma, não conseguir encontrar a causa, recomendamos entrar em contato com connosco de forma a solucionar o problema.

Previne uma reparação, trabalhe apenas com profissionais competentes.

Solicite um orçamento para uma nova caldeira.

10. Avaria da caldeira

Se não for nenhum dos problemas acima descritos, eventualmente, será necessário uma manutenção completa à caldeira.

Nesse caso, você deve entrar em contato connosco, para assim lhe resolvemos o problema ainda hoje.

O envelhecimento e a ineficiência podem fazer com que as caldeiras entrem em decomposição além das avarias comuns. Se tem uma caldeira velha e ineficiente, recomendamos a investir em um novo sistema para obter o aquecimento e a água quente de que precisa, a um valor reduzido.

Contudo, uma nova caldeira moderna e com baixo consumo de energia pode ajudá-lo a economizar nas suas contas de energia!

Primordialmente, solicite um orçamento para uma nova caldeira

10 Problemas comuns em Caldeira e Aquecimento Central,

Posteriormente, é fundamental lembrar que só deve realizar verificações que sejam simples e com risco mínimo. Não tente corrigir o problema sozinho, pois pode ser extremamente perigoso.

Portanto, saiba ou não qual é o problema, pode realizar o agendamento com um dos nossos especialistas locais, de forma a  diagnosticar o problema e colocar o aquecimento de volta em funcionamento regularizado. 

Códigos de Avarias Multi-Marcas

×
Skip to content Optimized with PageSpeed Ninja